A norma AA1000 Stakeholder Engagement Standard, criada pela AccountAbility, surgiu com o propósito de proporcionar às empresas uma ferramenta estruturada para processos de engajamento. Foi desenvolvida com envolvimento de vários outros stakeholders (especialistas, empresas e organizações das sociedade civil) de diversos locais no mundo. O sócio-fundador da BSD Consulting, Beat Grüninger, é membro do Conselho Consultivo da AccountAbility e participou do grupo de revisão da versão 2015 da norma AA1000SES.

 

A BSD Consulting oferece CONHECIMENTO para auxiliar na implementação de uma estratégia e processos de engajamento com stakeholders, com base na norma AA1000SES (2015) e o Manual do IFC.

 

Veja nosso curso:

 

Engajamento com Stakeholders

Nesse curso, será possível conhecer no detalhe as etapas para construção de uma estratégia de engajamento com stakeholders, estruturação dos processos, definição de critérios de engajamento e processos eficientes de comunicação com os stakeholders mais estratégicos.

Engajamento com Stakeholders

Para que uma empresa funcione, ela precisa estar inserida num ambiente econômico com interações de compra e consumo. Além disso, ela precisa de insumos, matéria prima e mão de obra para produção. Finalmente, ela precisa cumprir com suas responsabilidades conforme as regulações impostas, respeitar o meio ambiente, e ouvir a expectativa de outros públicos que possam ser afetados ou influenciados por suas operações. Esses públicos são os “stakeholders”, considerados como os responsáveis pela licença social de operação da empresa, cada vez mais relevante numa sociedade onde os meios de comunicação estão difundidos em todas as camadas sociais.

 

Os processos de engajamento com stakeholders são uma realidade e uma necessidade de qualquer empresa que busca o desenvolvimento sustentável na sociedade em que está inserida. No entanto, tais processos não se limitam a canais de comunicação. Os processos de engajamento com stakeholders exigem uma gestão estruturada que ofereça mecanismos de identificação e priorização de partes interessadas de forma sistêmica. Isso proporciona um engajamento estratégico que gera valor para todas as partes interessadas.

BSD Brasil

+55 11 3051-4600

 

www.bsdconsulting.com

BSD Portugal

+351 217 827 994

 

www.bsdconsulting.com