top of page
Arquivo
Tags

TenSquared – Uma nova metodologia para resolver problemas nas empresas


No cenário atual de crise, as empresas vêm enfrentando o desafio de executar projetos relevantes para o negócio, com baixo custo e retorno rápido e tangível.

A premiada metodologia do Rapid Results Institute oferece ferramentas para apoiar uma equipe multidisciplinar composta por colaboradores e gestores trabalhando de forma conjunta no desenvolvimento de projetos inovadores para alcançar metas ambiciosas através de planos de ação de 100 dias que buscam melhorar uma questão específica na organização, por exemplo, de eficiência operacional, meio ambiente ou saúde e segurança ocupacional. Em outras palavras: o programa traz soluções para aquele problema que tira o sono dos gerentes e vem se arrastando por muito tempo sem solução.

Os resultados do programa são excelentes, pois atendem a premissa de baixo custo e resultados relevantes e tangíveis que geralmente refletem na produção e redução de custos. E isso acontece muitas vezes até o final dos cem dias, e mais melhorias vem depois. E melhor: com pouco investimento!

Mas a transformação interna que ocorre é ainda mais valiosa. Os principais destaques dados pelas empresas que aplicaram o programa referem-se ao envolvimento dos colaboradores no processo e na satisfação de fazer parte da solução. O diálogo entre áreas e cargos também é aprimorado, favorecendo a resolução de diversas questões de forma ágil e simplificada, resultando em maior flexibilidade e adaptação mais rápida a situações adversas - o que pode ser determinante para competitividade da empresa. O clima interno também é impactado, pois a imagem da empresa é associada a uma maior preocupação com seus colaboradores e demais stakeholders.

A satisfação dos trabalhadores ao participar do processo construtivo do plano de ação para os 100 dias aumenta com o projeto. Os trabalhadores dão sugestões para uma questão na qual, boa parte das vezes, eles tem o maior envolvimento e maior conhecimento prático e, por consequência, serão os mais beneficiados com as mudanças. O orgulho da equipe ao alcançar os resultados propostos, superando desafios, como envolver a liderança e outros colaboradores no processo, limitação de tempo e orçamento, sazonalidade do negócio, entre outros, é multiplicado e compartilhado em toda a organização, fortalecendo a visão conjunta de sucesso para o negócio.

Esse conjunto de mudanças positivas é claramente refletido nos indicadores de desempenho das empresas. Construir uma relação mais saudável com seu colaborador, onde este se apropria de seu papel e relevância dentro da empresa, reflete na dedicação e empenho o que resulta em produção e redução de turnover. Contar com uma equipe que acredita no que faz é mérito de poucas empresas e isso certamente reflete nos resultados financeiros.

Além, é claro, do resultado planejado pelo plano de 100 dias que foca em resultados que geram economias para a empresa, seja de recurso, no processo ou indiretos.

No programa realizado entre 2013 e 2014 no Brasil, 95% das empresas atingiram suas metas e 35% a superaram. Alguns exemplos dos resultados alcançados foram:

  • Redução de horas perdidas por acidentes com afastamento de 155 horas/mês para 8.03 horas/mês nos primeiros 30 dias de projeto.

  • Uma empresa de alimentos eliminou 90% dos riscos de queimaduras de um total de 207 pontos identificados.

  • Redução de tempo de exposição a químicos em 70,4% em indústria química.

  • Em uma empresa de brinquedos, a temperatura média foi reduzida para 25°C através de 12 exaustores criados internamente, economizando aproximadamente R$ 27 mil em investimentos.

  • Empresa que não tinha procedimento de evacuação e levou 12 minutos durante o simulado, no fim dos 100 dias conseguiu realizar o procedimento em 2 minutos.

Veja outros resultados alcançados pelo programa no site www.resultadosrapidos.com.br

bottom of page