top of page
Arquivo
Tags

Avaliação de Impacto Tensquared no Brasil

Time da New York University encerra projeto de pesquisa sobre avaliação de impacto

A SAI (Social Accountability International) e o RRI (Rapid Results Institute) experimentaram em primeira mão o impacto do programa TenSquared, elaborado em conjunto por ambas as entidades, nas fábricas e vidas dos participantes. O programa foi avaliado positivamente pelas pesquisas Labor Link e também pelo progresso nas metas específicas de saúde e segurança. Mas apesar da compreensão das forças deste programa, é sempre bom obter uma avaliação de um público externo ao trabalho, para adquirir novas opções de crescimento e também saber os aspectos do projeto que são mais fortes e com mais impactos.

Estamos muito animados em informar que os resultados de nossa avaliação de impacto mais recente para o programa TenSquared, orientada para a sustentabilidade dos impactos ao longo do tempo, foi extremamente positiva. Abaixo segue a carta dos pesquisadores explicando mais sobre o seu papel neste projeto.

Olá inscritos na Newsletter da SAI,

Nós somos pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU), vindos dos EUA, Suécia e China. Estamos finalizando uma Avaliação de Impacto e um Framework de Avaliação de Monitoramento para o programa TenSquared da Social Accountability International e o Rapid Results Institute.

Os dois estudos que elaboramos fazem parte do projeto final para completar nosso Mestrado em Administração Pública na NYU's Robert F. Wagner Graduate School of Public Service. Estamos trabalhando com a SAI e o RRI nos últimos oito meses para avaliar os impactos do programa e também propor um plano de monitoramento e avaliação de seu progresso enquanto a plataforma TenSquared se expande. Fomos guiados nessa atividade pelo professor John Gershman e agradecemos sua ajuda.

Viajamos para São Paulo em janeiro para conhecer os locais onde o TenSquared foi aplicado, e conduzir entrevistas com participantes para aprender mais sobre suas experiências no programa. Visitamos dez fábricas, de produtores de cadernos, produtores de substâncias químicas e até empresas de serviços financeiros. As equipes que visitamos atingiram uma variedade impressionante de metas em saúde e segurança com sua participação no TenSquared, como criando planos de prevenção de incêndios e reduzindo o tempo de exposição a materiais perigosos. Segue abaixo dois dos comentários de destaque do nosso tempo em São Paulo:

“As pessoas colocam ideias em uma lousa. Então, para mim, foi interessante ver a gente dar ideias e que essas ideias começaram a ser implementadas. Minha motivação é a oportunidade de ser escutado e ter uma oportunidade de uma boa ideia ser implementada.”

- Trabalhador descrevendo melhorias em relações trabalhistas entre gestor e trabalhador.

“O projeto me deu mais confiança e fez me sentir mais poderoso, na minha vida pessoal e profissional. Eu sempre fui uma pessoa focada, mas agora eu acredito que devemos ser determinados. Não podemos deixar que coisas aconteçam, devemos agir. Depois do TenSquared eu senti uma melhoria em minhas atitudes profissionais e pessoais.”

- Gestor descrevendo os impactos do TenSquared em seu desenvolvimento pessoal

Nós ficamos muito impressionadas com as conclusões relacionadas ao impacto do programa e do grupo de trabalho que conhecemos. Descobrimos que a maioria dos participantes percebeu que o programa fortalece diretamente as relações entre trabalhadores e gestores. Além disso, descobrimos que a maioria dos participantes percebeu que as condições de saúde e segurança melhoraram após a implementação do projeto.

Agradecemos a SAI, ao RRI e ao suporte local no Brasil por essa ótima e enriquecedora experiência.

O time de pesquisa NYU Wagner Capstone.

*texto traduzido. Original em inglês no site oficial da SAI.

Saiba mais sobre o program em www.resultadosrapidos.com.br


bottom of page