Arquivo
Tags

Reporting 3.0


Como foi a Terceira Conferência Anual da Plataforma Reporting 3.0

Pontos cruciais na transição de Relatórios

www.reporting3.org

A 3ª Conferência Anual Reporting 3.0 encerrou com muitos insights para a próxima geração de relato, prestação de contas e dados.

Como posso engajar melhor e contribuir para inovar a próxima geração de relatórios de sustentabilidade e relatórios integrados, prestação de contas e dados? Esta foi a pergunta de todos na Conferência Anual da Plataforma Reporting 3.0 que aconteceu em Berlim nos dias 12 e 13 de Novembro de 2015, realizado pela BSD Consulting.


A nossa sociedade está se esforçando para desenvolver um novo modelo econômico que possibilite bem-estar, paz e crescimento em um mundo de recursos cada vez mais limitados e a comunidade de sustentabilidade tem trabalhado sua própria contribuição para esta agenda. Na sua forma atual, a sustentabilidade é reduzida ao exercício bastante mecanicista de criar e publicar relatórios, sem que as vezes as empresas atendam os padrões mínimos de comportamento ambiental e social.


O diálogo convencional das partes interessadas é separado das necessidades dos grupos de interesse relevantes, os contadores estão lutando para desenvolver novas regras para apoiar uma economia circular ou de compartilhamento, e os dados estão sendo analisados ​​fora das organizações, aumentando a fiscalização social, colocando as empresas relatoras na defensiva. Este é o ponto de partida da Conferência Reporting 3.0, unir a "sabedoria coletiva" de especialistas em diversas áreas para desenvolver uma visão sobre uma “Economia Verde e Inclusiva", na qual a elaboração de relatórios, de prestação de contas e de gestão de dados tem um papel fundamental.


O que os participantes aprenderam – e como você pode se atualizar se perdeu o evento


Será publicado um relatório completo da conferência e a divulgado na mídia no dia 1º de Dezembro, mas aqui estão apenas alguns dos destaques das discussões dos dias 12 e 13 de Novembro de 2015:


John Fullerton do Capital Institute apresentou suas ideias sobre "Capitalismo regenerativo", baseado em 8 princípios e recomendações sobre o crescimento diferenciado, recomendações sobre finanças regenerativas, e como a empresa torna-se uma parte do "todo sob gerenciamento". Isso abriu o caminho para Allen White, co-fundador da Global Reporting Initiative (GRI) e fundador da Global Initiative for Sustainability Ratings (GISR), para falar sobre seus pontos de vista sobre a Reporting 3.0, incluindo recomendações sobre a melhor forma de descrever o “caráter" de uma organização, ligando o risco sistémico ao risco corporativo, oferecendo resistência e robustez em uma estrutura multi-capitais e permitindo uma visão mais holística da empresa.


O PNUMA lançou seu mais novo relatório "Raising The Bar’', com foco na divulgação avançada da sustentabilidade, na ênfase no contexto de sustentabilidade, verificação e "Relatórios Colaborativos '. Esse tema foi discutido em uma sessão plenária e em um workshop, e Elisa Tonda do PNUMA apresentou os insights sobre o relatório, apoiada por Ole Buhl de ATP (o terceiro maior fundo de pensão da Europa), Richard Marsh de British Telecom, e Maarten de Vujst da Oxfam Novib.