top of page
Arquivo
Tags

Diretrizes GRI no caminho para se tornar Norma


As diretrizes da GRI estão sendo desenvolvidas para o que será chamado de Sustainability Reporting Standards (SRS). Em fevereiro/16 a GRI divulgou os primeiros insights sobre a transição das diretrizes G4 para uma norma reconhecida.

Em Novembro de 2014 a GRI já havia alterado sua estrutura de governança. Um ano depois, em Novembro 2015 anunciou que uma nova norma GRI seria publicada em 2016: o Sustainability Reporting Standards (SRS). A criação da nova norma terá os seguintes impactos:

  • Elementos da G4 serão mais facilmente identificados

  • Os princípios do relato e foco na materialidade devem permanecer inalterados

  • Apenas mudanças mínimas acontecerão em relação à divulgação e métodos da diretriz G4

  • Existirá maior flexibilidade em relação às opções de relatos e formatos

A GRI publicou um esboço do SRS, que oferece uma primeira visão geral dos novos recursos. O esboço apresenta o seguinte:

  • Os princípios da GRI para a definição do conteúdo do relatório e qualidade do relato permanecem inalterados

  • As diretrizes da GRI são divididas em cinco módulos, que devem ser abrangidos total ou parcialmente pelo usuário para estar de acordo com a GRI. Há, por exemplo, um módulo de divulgação do Conteúdo Geral, um para divulgação das Formas de Gestão, assim como um para cada categoria de aspectos, (econômico, ambiental e social).

  • A maior parte do conteúdo da G4 será transferido para a norma; no entanto alguns os textos serão adaptados ou alterados.

  • A nomenclatura muda totalmente. Por exemplo, não haverá mais G4-EN3, mas um novo sistema de abreviaturas (100, 200, 300, etc.).

  • Uma mudança importante diz respeito ao desenvolvimento futuro da norma GRI: No futuro, ela será atualizada em uma base regular e independente. Diferente do que ocorre com as diretrizes anteriores, que foram publicadas em diversas gerações (G2, G3, G3.1, G4)

Fique atento: Os documentos publicados em Fevereiro/2016 são os primeiros rascunhos, assim, até a norma final ser desenvolvida, , estes podem mudar. A GRI anunciou que em 19 de Abril de 2016, os esboços serão publicados por um período para consulta pública. Isto significa que os esboços estarão disponíveis no site da GRI e poderão ser analisados durante 90 dias. O feedback recebido será levado em consideração na continuação do processo de desenvolvimento. Na Conferência Anual GRI em Maio, em Amsterdam, a GRI também irá comunicar mais detalhes sobre a nova norma.

Mais informações podem ser encontradas no site do conselho da GRI: Global Sustainability Standards Board.

bottom of page