top of page
Arquivo
Tags

BSD na Comissão Brasileira de Relato Integrado


A BSD teve a oportunidade de participar da reunião trimestral da Comissão Brasileira do Relato Integrado, realizada no ultimo dia 22 de Junho. Foram apresentadas as novidades da Comissão e dos 5 Grupos de Trabalho. Muita coisa já está acontecendo e muitos planos para 2016 e 2017!

A BSD apresentou a Matriz de Competências do <IR>, que foi desenvolvida para apoiar as organizações a identificar conhecimentos, habilidades e comportamentos que as pessoas nas precisam para adotar o Relato Integrado e perceber seus benefícios.

A Matriz aborda também os resultados de aprendizagem da Formação <IR>, o novo programa de treinamento do IIRC com organizações parceiras. A BSD Consulting é a primeira organização de uma série de outras que irão promover e oferecer esse treinamento, ajudando a desenvolver as competências dos profissionais e aumentar a capacidade das organizações para implementar o Relato Integrado. A Formação <IR> será realizada em dois formatos: Introdutório e Profissional.

A reunião contou com a apresentação de Lisa French, Chief Technical Officer do IIRC, que ficou bastante feliz em ver todos os esforços da Comissão Brasileira e muito impressionada com a quantidade de estudos em universidades sobre o tema do Relato Integrado (saiba mais aqui).

Os principais recados da Lisa aos integrantes da Comissão Brasileira foram:

  • Relevância de esclarecer o propósito do Relato Integrado, que não deve ser um relatório “combinado” (anual + sustentabilidade) e sim um documento específico. Somente combinar esses dois relatórios é um risco, de perder a oportunidade de relatar sobre outros capitais como o intelectual.

  • Importância de apresentar o Business Case, gerar mais confiança para os investidores (o principal objetivo do <IR> é mostrar para o investidor onde a empresa gera ou destrói valor), pois o <IR> vai além do relato e inclui o pensamento e a gestão integrada, ou seja, um abordagem holística do negócio.

  • Importante apresentar às empresas relatoras os caminhos de como implementar o relato integrado, um passo-passo que faça sentido à cada organização, e deixar claro que não é no primeiro ano que a empresa vai relatar 100% de acordo com o framework, é um processo contínuo de aprendizagem, gestão e relato que deve evoluir ao longo dos anos. As empresas devem começar de acordo com seus recursos e possibilidades.

E por fim, ela deixou claro que, em momentos de crise e insegurança, como o que o Brasil está passando, é que se mostra ainda mais a necessidade de se ter um <IR>, para gerar mais confiança no investidor. Pensamento com o qual a BSD está completamente de acordo, assim como já disse Paul Polman, CEO da Unilever e Chairman da WBCSD, “Integrated reporting is the vital link to drive better integrated thinking and performance management”. (Tradução livre: “Relato integrado é o elo vital para conduzir pensamento integrado e gestão de desempenho")

bottom of page