top of page
Arquivo
Tags

A primeira certificação SA8000 para uma cooperativa de reciclagem


A Cooperativa Recicla Jacareí se tornou a primeira cooperativa de reciclagem no mundo a obter a certificação SA8000:2008, norma internacional desenvolvida para proteger as boas condições de trabalho estabelecendo requisitos de direitos humanos e direitos dos trabalhadores

Com cerca de 40 cooperados, a Recicla Jacareí iniciou seus esforços para obter a certificação em maio de 2015 e em março de 2016 passou efetivamente pela auditoria externa, que recomendou a cooperativa à certificação da norma SA8000.

Para conseguir esse feito, a cooperativa foi escolhida, dentre outras, para fazer parte de um programa piloto idealizado pela consultoria Antea Group em parceria com a BSD Consulting chamado “Project Phoenix”, e que agora deverá escolher outras cooperativas (no Brasil e no exterior) para ser beneficiada por projetos semelhantes.

A idealização desse projeto se deu através do interesse de uma multinacional que demandou de seu fornecedor a compra de insumos de origem de reciclagem de alguma cooperativa que demonstrasse que as condições de trabalho dos cooperados fossem justas, seguras e saudáveis. A norma SA8000, lançada em 1998, tem como principal objetivo a proteção dos trabalhadores, por isso foi escolhida como referência de garantia desses aspectos.

Para mais informações sobre a norma SA8000:2008, clique aqui.

Atualmente, a cooperativa também possui outros parceiros que indiretamente fornecem apoio para manutenção da estrutura física, equipamentos, treinamentos e outros recursos de uso cotidiano. Porém, toda estrutura de sistema de gestão requerida na SA8000 foi implementada e é assistida pela equipe de cooperados responsáveis pelo acompanhamento dos requisitos da norma.

Diferentemente do contexto de uma empresa normal, que se consideram as relações de chefia e funcionários, numa cooperativa se aplica a liderança compartilhada entre todos os cooperados, mas isso não afeta o uso da norma SA8000 que tem como cerne de seu nascimento a preservação das boas condições de trabalho, com equidade e dignidade.

“Crescimento deve ser obtido não à qualquer custo, mas através da ética e princípios organizacionais de integridade, conhecimento, excelência, unidade e responsabilidade”.Tradução livre da fala de Partha Sengupta - Vice Presidente Corporate Services and SA8000 Management Representative.

Consultor responsável – Marco Perez, BSD Consulting

bottom of page