top of page
Arquivo
Tags

Você sabe o que é uma B-Corp?

As empresas certificadas “B-Corp” são negócios com fins lucrativos que mudaram sua definição de sucesso: além do retorno aos acionistas, o negócio, os produtos e os serviços oferecidos devem trazer benefícios para a sociedade e meio ambiente.




Cada B-Corp cumpre padrões verificáveis de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal. Em conjunto, essas empresas lideram um movimento global de pessoas que usam os negócios como força para o bem. Competindo para serem melhores para o mundo.


A declaração de interdependência de B-Corp apresenta o propósito desse novo modelo de negócio:


“- Nós devemos ser a mudança que queremos no mundo

- Todos os negócios devem ser conduzidos considerando que pessoas e o ambiente importam

-Através de seus produtos, práticas e lucros, os negócios devem aspirar não fazer mal e beneficiar a todos

- Para isso, é necessário que nossas ações reflitam o entendimento de que somos dependentes uns dos outros e dessa forma, responsáveis uns pelos outros e pelas futuras gerações”


  • Quais são os benefícios?

Existem diversas razões para se tornar uma B-Corp. Atrair e reter talentos, fazer parte de um movimento novo, ser referência de desempenho, atrair investidores, se diferenciar no mercado e gerar mídia positiva são algumas das razões. Mas as empresas e líderes que se engajaram nesse movimento relatam também que, ao realizar a avaliação necessária para se tornar uma B-Corp, reconheceram maneiras de melhorar o engajamento dos funcionários, ter um impacto mais positivo na comunidade local e global e reduzir a pegada ambiental da empresa.


Através da ferramenta de Avaliação de Impacto B as empresas começam a medir e avaliar o que realmente importa nos aspectos sociais e ambientais, além de ter um horizonte claro para apoiar as estratégias e planos de melhoria.


Existem também descontos nos produtos e serviços dentro da rede que se forma entre as empresas certificadas.


  • Como se tornar uma B-Corp?

A certificação é dada pelo B Lab, uma organização norte americana sem fins lucrativos. No Brasil, é representado pelo Sistema B, uma organização com sede em São Paulo.


É necessário preencher a ferramenta de Avaliação de Impacto B e obter uma nota mínima de 80 pontos de um total de 200.


A partir desse passo, é agendada uma Revisão da Avaliação onde são verificados documentos que comprovem as respostas dadas. Nessa etapa existe uma conversa com a equipe do B Lab que dá o apoio para esclarecer as questões e solicitar novos documentos se for necessário.


Existe ainda o “Questionário de Transparência” que permite que a empresa apresente confidencialmente ao B Lab quaisquer práticas sensíveis, multas e sanções relacionadas à empresa ou a seus parceiros. Além disso, as empresas estão sujeitas a ”verificações de contexto”, como avaliação de registros públicos, notícias e busca por nomes de empresas, marcas, executivos / fundadores e outros tópicos relevantes feitas pela equipe do B Lab.


Para o monitoramento da certificação, 10% das empresas certificadas B são selecionadas aleatoriamente a cada ano para uma Avaliação de Certificação aprofundada. Essa avaliação tem o objetivo de verificar os requisitos da Certificação e ainda confirmar a precisão das respostas apresentadas na Avaliação de Impacto B da empresa.


Para manter a certificação B Corporation, a empresa deve atualizar sua avaliação a cada 2 anos, fornecer documentação adicional para verificar suas respostas e atingir pelo menos 80 dos 200 pontos disponíveis. Este processo garante que as empresas que se tornaram certificadas empresas B continuem a desenvolver-se alinhadas aos critérios, mesmo que o negócio cresça ou mude. A Avaliação de Impacto B é atualizada a cada dois anos, de modo que a recertificação também dá às empresas a oportunidade de estabelecer metas de melhoria em relação aos padrões mais atualizados e avaliar seu desempenho ao longo do tempo.


  • B-Corps em números no mundo:

1961 Empresas B

50 Países

130 indústrias


No Brasil, são 49 empresas certificadas B-Corp.




bottom of page