top of page
Arquivo
Tags

Social Fingerprint: avaliação da “pegada social”


A BSD Consulting é a representante oficial da SAI (Social Accountability International) no Brasil, instituição responsável pela criação da norma de responsabilidade social SA8000, que cobre requisitos de direitos humanos e direitos do trabalho. A SAI foi um dos primeiros atores no contexto global a levantar a bandeira do trabalho decente no mundo e por isso a certificação SA8000 ficou internacionalmente reconhecida.


Depois de anos em consolidação internacionalmente, a SAI vem buscando desenvolver ferramentas e metodologias que possam auxiliar as organizações na implementação de uma gestão social e por isso, incorporou na última versão da norma SA8000:2014 a ferramenta Social Fingerprint (“pegada social”).


A Social Fingerprint parte do princípio de que cada empresa possui sua “pegada social”. A ferramenta propõe uma metodologia de autoavaliação das empresas dentro de 10 categorias de gestão social. Esse formato ajuda as empresas na identificação de lacunas em termos de processos e ferramentas de gestão, e aponta oportunidades de melhoria contínua para o sistema de gestão implantado com base na norma SA8000.


Para apoiar o processo de atualização da norma SA8000 para as empresas certificadas no Brasil, a BSD Consulting coordenou um Workshop sobre a ferramenta Social Fingerprint. O evento contou com a participação do Diretor de Treinamento e Capacitação e instrutor oficial da SAI, Sr. Badrinath Gulur. Participaram do workshop organismos de certificação e representantes de empresas certificadas SA8000.


A avaliação com a Social Fingerprint faz parte do processo de certificação da norma SA8000:2014 e todas as empresas certificadas fazem uma autoavaliação, que é posteriormente comparada com a avaliação independente dos auditores. A ferramenta também pode ser aplicada voluntariamente e cada empresa pode usar a plataforma online do Social Fingerprint pagando uma pequena taxa para o uso (curso online: Social Fingerprint: Getting Started in Your Company). Dessa forma, as empresas tem a possibilidade de medir e acompanhar a qualidade da sua gestão social, aproveitando a expertise que a SAI desenvolveu ao longo dos anos nessa área.


Foto: Participantes do workshop com Sr. Badrinath Gulur, Diretor da SAI (ao centro, de camisa cinza).

bottom of page