top of page
Arquivo
Tags

GRI Normas - Aberta consulta pública para revisão das Normas 303: Água e 403: Saúde e Segurança Ocup

As Normas GRI estão entrando no mercado com toda força. Todos os Relatórios de Acordo GRI publicados a partir de Julho de 2018 deverão estar alinhados o Modelo das Normas.


Com essa mudança, a GRI torna-se ainda mais alinhada a outras diretrizes e ferramentas internacionais para gestão e relato da sustentabilidade e as Normas GRI tornam-se cada vez mais aceitas e cobradas no mercado.


Quando as normas foram publicadas (em 2016), foi definido pela GRI, que seria iniciado um processo de revisão do conteúdo para cada uma das Normas, buscando torná-las mais atuais e relevantes, e melhorando ainda mais a transparência corporativa de organizações que relatam de acordo com as Normas GRI.


Este processo foi iniciado e as primeiras Normas revisadas foram:

  • 303: Água - Agora engloba também os itens de divulgação de efluentes da Norma “306: Efluentes e Resíduos” e teve seus temas atualizados, trazendo novos itens de divulgação sobre questões como: níveis de tratamento e ações em áreas de estresse hídrico.

  • 403: Saúde e Segurança Ocupacional - Agora traz novos conteúdos, como promoção da saúde no ambiente de trabalho


Além disso, ambas as Normas tiveram atualizações nos requerimentos, recomendações e orientações na abordagem de gestão específica e deixaram mais claro o alinhamento que possuem com instrumentos internacionais.


Essas são as primeiras revisões a serem publicadas, mas é provável que todas ou boa parte das Normas GRI passem por esse processo, pois todas elas estão sendo revisadas por grupos de trabalho multistakeholder e especialistas nos temas analisados.


Por enquanto as organizações relatoras ainda devem usar a versão atual publicada (a versão revisada é apenas um draft), mas é recomendável que já estejam atualizadas quanto às mudanças para adequações em relatos futuros.


Como parte do processo de revisão, o Global Sustainability Standards Board (GSSB) da GRI acabou de anunciar uma consulta pública de 60 dias para que todos seus stakeholders possam opinar sobre as mudanças feitas nessas duas Normas.



Essa consulta pública vai até 9 de Outubro de 2017. Para participar, entre na plataforma de consulta e dê sua opinião. As organizações relatoras são grandes interessadas nessa mudança e a GRI quer ouvir a opinião desse grupo de stakehoders.


Para continuar mantendo-se atualizado em relação às Normas GRI, fique atento às próximas mudanças nas redes da GRI e participe dos cursos certificados. No Brasil a BSD Consulting é a única consultoria a oferecer o curso completo, certificado e atualizado de relato com base nas Normas GRI.


Nossa próxima turma GRI já está atualizada para as Normas e será em São Paulo entre os dias 03 a 05 de Outubro. Ainda ofereceremos uma última turma do módulo de transição para as Normas no dia 28 de Setembro para quem já concluiu o curso das Diretrizes GRI G4.


Veja mais informações de cursos, datas e inscrições no nosso site.



bottom of page