Arquivo
Tags

GRI Normas - Aberta consulta pública para revisão das Normas 303: Água e 403: Saúde e Segurança Ocup

As Normas GRI estão entrando no mercado com toda força. Todos os Relatórios de Acordo GRI publicados a partir de Julho de 2018 deverão estar alinhados o Modelo das Normas.


Com essa mudança, a GRI torna-se ainda mais alinhada a outras diretrizes e ferramentas internacionais para gestão e relato da sustentabilidade e as Normas GRI tornam-se cada vez mais aceitas e cobradas no mercado.


Quando as normas foram publicadas (em 2016), foi definido pela GRI, que seria iniciado um processo de revisão do conteúdo para cada uma das Normas, buscando torná-las mais atuais e relevantes, e melhorando ainda mais a transparência corporativa de organizações que relatam de acordo com as Normas GRI.


Este processo foi iniciado e as primeiras Normas revisadas foram:

  • 303: Água - Agora engloba também os itens de divulgação de efluentes da Norma “306: Efluentes e Resíduos” e teve seus temas atualizados, trazendo novos itens de divulgação sobre questões como: níveis de tratamento e ações em áreas de estresse hídrico.

  • 403: Saúde e Segurança Ocupacional - Agora traz novos conteúdos, como promoção da saúde no ambiente de trabalho


Além disso, ambas as Normas tiveram atualizações nos requerimentos, recomendações e orientações na abordagem de gestão específica e deixaram mais claro o alinhamento que possuem com instrumentos internacionais.


Essas são as primeiras revisões a serem publicadas, mas é provável que todas ou boa parte das Normas GRI passem por esse processo, pois todas elas estão sendo revisadas por grupos de trabalho multistakeholder e especialistas nos temas analisados.


Por enquanto as organizações relatoras ainda devem usar a versão atual publicada (a versão revisada é apenas um draft), mas é recomendável que já estejam atualizadas quanto às mudanças para adequações em relatos futuros.


Como parte do processo de revisão, o Global Sustainability Standards Board (GSSB) da GRI acabou de anunciar uma consulta pública de 60 dias para que todos seus stakeholders possam opinar sobre as mudanças feitas nessas duas Normas.