top of page
Arquivo
Tags

Lançamento do Inventário de Gases de Efeito Estufa da BSD Brasil

Para se gerenciar um impacto, primeiramente é preciso conhecê-lo. Por isso, a BSD Consulting Brasil lança seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) que contempla suas emissões no ano de 2017 para o escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões diretas provenientes da aquisição de energia) e escopo 3 (emissões indiretas relacionadas a viagens a trabalho).

Como resultado, as emissões somaram um total de 15,94 toneladas de CO2 equivalente no ano, que contemplam escopo 2, 3 e outras emissões de GEE.

No escopo 2 foram contabilizadas as emissões provenientes da aquisição de energia elétrica. No escopo 3, que possui maior representatividade pela nossa atuação, foram contabilizadas as emissões provenientes das viagens a negócio: que incluem viagens de avião (nacionais e internacionais) e deslocamentos de carro realizados nos projetos.


Não houve emissões no escopo 1. As emissões fugitivas provenientes da recarga do ar condicionado não fazem parte dos gases definidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e por isso foram contabilizadas como ‘outras emissões de GEE’.


Compromisso B-Corp

Para a BSD Consulting o tema emissões de GEE é considerando como um tópico material, e foi priorizado em um processo interno de identificação de impactos de atuação da consultoria. Além disso, como empresa B-Corp, a BSD Consulting entende sua responsabilidade e busca reduzir seus impactos negativos para cumprir seu propósito de ser a mudança que quer no mundo.


Estratégia para mitigação das emissões de GEE

A partir dos resultados do inventário a BSD Consulting definiu sua abordagem de atuação para mitigar e compensar as emissões.

Diversos projetos realizados necessitam do deslocamento do consultor ou auditor para condução das atividades previstas. Para a mitigação destas emissões irá buscar maior otimização nos deslocamentos de automóveis. A preferência pelos combustíveis provenientes de fontes renováveis também é uma importante diretriz da BSD nestes deslocamentos.

Para a compensação definiremos diretrizes que irão orientar nossa atuação, focando em projetos que possuam geração de co-benefícios, ou seja, que agreguem à compensação da tonelada de carbono a geração adicional de benefícios sociais e ambientais, como geração de renda para as comunidades locais e proteção da biodiversidade.

Nos próximos projetos a BSD Consulting irá incluir como opcional a possibilidade de realizar o inventário das emissões ao final do projeto, e prover ao cliente a possibilidade de apoiar na compensação. Dessa forma, estarão juntos identificando e compensando as emissões de GEE.


Entre em contato para saber como a BSD pode ajudar sua empresa a elaborar o Inventário de Gases Efeito Estufa e fazer a gestão de suas emissões.



bottom of page