top of page
Arquivo
Tags

2019: Novos tempos – novas soluções

Estamos a um ano de completar duas décadas deste novo século e temos a sensação de estarmos estagnados por algum tempo no que tange à nossa busca por um mundo mais sustentável. A crise econômica e política no Brasil e mudanças significativas no cenário mundial levaram o movimento de sustentabilidade a impasses e incertezas. O vento não soprava a favor dos esforços de quem procurava manter um ritmo acelerado, alguns desaceleraram, outros até desistiram de ir mais longe.


Mas, ao mesmo tempo, assistimos a uma revolução silenciosa: Novas tecnologias como Blockchain e o surgimento de start-ups com foco em serviços mais acessíveis e sustentáveis abriram novos caminhos e horizontes. O combate à corrupção e a demanda por empresas mais transparentes chegou a um ponto sem volta. Novos marcos regulatórios no Brasil e no mundo ancoraram a publicação de relatórios integrados e de sustentabilidade. Quase sem perceber chegamos ao ano de 2019 com novos desafios para empresas privadas e organizações governamentais: Valor compartilhado, transparência radical da cadeia de valor, medição, mitigação e alavancagem de impactos, descarbonização, economia circular, metas baseadas em dados científicos, a aplicação do conceito de multicapitais e integração dos universos financeiros e não-financeiros são algumas das tendências que agora figuram na agenda de sustentabilidade do novo ano. Por incrível que pareça, mesmo após um período em que as organizações parecem ter parado no tempo com relação ao desenvolvimento e implementação de novas soluções de sustentabilidade, encontramos um prato cheio de novos desafios.


Nós da BSD Consulting estamos prontos para um novo tempo: Como pioneiros na aplicação e capacitação para as Normas GRI e a metodologia de Relato Integrado, continuamos preparados para apoiar as empresas no aprimoramento de suas jornadas de gestão de sustentabilidade, embarcamos no desafio de oferecer soluções inclusivas de economia circular e estamos trabalhando com as cadeias de suprimentos de organizações para garantir um fornecimento responsável e transparência ao longo da cadeia de valor. Avaliação de impactos, definição de metas apropriadas, aplicação de benchmarks globais e direcionamento estratégico são a base do nosso trabalho cotidiano para a sustentabilidade.


E agora temos mais a oferecer: Com a parceria da BSD Consulting com a ELEVATE, firmada no final de 2018, aumentamos nosso portfólio de serviços e nossas competências, nos tornando parte de uma das maiores organizações independentes do mundo com foco em negócios responsáveis e sustentabilidade. Juntos e mais fortalecidos, com mais de 500 profissionais e escritórios em 23 países, acreditamos no potencial dos negócios para mudar a vida das pessoas e criar valor e impacto positivo, mitigando riscos e impactos negativos para o meio ambiente e a sociedade.


Convidamos as organizações a mergulharem nessa nova agenda, enfrentar os novos desafios de sustentabilidade em 2019 e estamos prontos a apoiá-los com todos nossos esforços e novas capacidades.

bottom of page