Conhecimento para a Sustentabilidade

download.jpg
sustainable_coffee_challenge_longer.5d02

Identificação e resposta ao trabalho forçado e às práticas de exploração nas fazendas de café brasileiras

Contexto

Apesar de muitas fazendas de café brasileiras estarem cobertas por certificações e programas de sustentabilidade e as leis trabalhistas nacionais estabelecerem requisitos acima de muitos padrões internacionais, casos de trabalho forçado e práticas de exploração em fazendas de café ainda são comunicados com frequência.


Por que os jornalistas ou auditores do governo às vezes são capazes de identificar abusos que não foram detectados em auditorias e outras avaliações de sustentabilidade? Como as certificadoras (e seus auditores) podem implementar métodos de identificação mais eficazes que estejam totalmente alinhados com os órgãos de fiscalização? Como as iniciativas de sustentabilidade, empresas, ONGs e outros podem alinhar melhor seus esforços para identificar violações trabalhistas dentro de suas próprias estruturas? E quando os casos são encontrados, quais ações imediatas são apropriadas para esses atores tomarem?


Entendendo a importância das respostas para essas questões, a Rainforest Alliance, em parceria com a Sustainable Coffee Challenge Labor Action Network, propõe este treinamento para compartilhar conhecimentos importantes sobre o assunto e fortalecer as habilidades da sua rede e de seus parceiros.
 

Público-Alvo

Certificadoras e seus auditores, representantes de empresas que realizam auditorias e/ou avaliações para programas, agrônomos, técnicos, ou outros profissionais/agentes que realizam visitas às fazendas de café e têm contato direto com produtores e trabalhadores.

Objetivos

Capacitar os profissionais/agentes na identificação precisa de casos de trabalho forçado e práticas de exploração durante a realização de auditorias sociais, avaliações e outros tipos de visitas às fazendas de café, e orientá-los para uma conduta apropriada aos casos, quando identificados.

Duração

6 horas.

Investimento

Não há custos envolvidos.

Dinâmica

​O treinamento será online. O participante poderá escolher entre quatro sessões disponíveis, devendo cumprir com as datas da sessão escolhida. Cada sessão terá aproximadamente 15 participantes. 

Datas e horários

Sessão 2

10/05 e 11/05

9h às 12h

Sessão 3

20/05 e 21/05

9h às 12h

Sessão 4

27/05 e 28/05

9h às 12h

Sessão 1

VAGAS ESGOTADAS

Inscreva-se
arrow&v

Sua inscrição foi recebida! Enviaremos mais informações para o email informado.