top of page
Arquivo
Tags

Programa Selo Agro Mais Integridade

A BSD Consulting pode ajudar as empresas do agronegócio que pretendem obter o Selo Agro Mais Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


No dia 12 de dezembro de 2017 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou oficialmente o Selo Agro Mais Integridade que visa reconhecer as boas práticas das empresas do agronegócio relacionadas aos temas de ética e anticorrupção, bem como a governança para a gestão da sustentabilidade.


Você pode ler mais sobre o Selo Agro Mais Integridade aqui.


As organizações interessadas em obter o Selo Agro+ devem passar por uma etapa de “habilitação”, conforme as exigências estabelecidas no regulamento do programa publicado no Diário Oficial da União (veja aqui).


Se aprovadas, as empresas passarão para a etapa seguinte de “avaliação”, onde poderão encaminhar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Relatório de Sustentabilidade da empresa seguindo as normas GRI. Todas as etapas do programa Selo Agro+ (incluindo a habilitação e avaliação) serão de responsabilidade de uma equipe do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Conforme estabelecido no regulamento do programa, para que o Relatório de Sustentabilidade da empresa do agronegócio seja reconhecido e aceito pelo Comitê Gestor do Selo, será necessário um “Atestado de Conformidade às normas GRI” fornecido por instituição qualificada e reconhecida pela GRI para treinamentos oficiais no Brasil. A BSD Consulting possui o selo de GRI Training Partner e possui equipe qualificada, com instrutores habilitados por meio do certificado oficial da GRI obtido após aprovação no exame de qualificação (GRI Standards Exam).




Empresa treinadora oficial do Curso Certificado das Normas GRI no Brasil.


Em 2016, a GRI lançou suas novas Normas globais para relatórios de sustentabilidade (antes conhecidas como “diretrizes”, desde seu surgimento em 1998). A partir de Julho de 2018, todos os relatórios elaborados com base na GRI deverão aplicar as Normas GRI e não mais as diretrizes (versões anteriores, como a GRI-G4). Mesmo sendo nomeadas como normas, não há um processo de certificação estabelecido como parte da elaboração de um relatório de sustentabilidade GRI. Desse modo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento exigirá um atestado que valide a estrutura GRI do relatório de sustentabilidade das empresas do agronegócio que almejam o Selo Agro+ durante o processo de avaliação, conforme descrito em seu regulamento.

O “Atestado de Conformidade com relação às normas GRI” é um processo independente da instituição Global Reporting Initiative (GRI), estabelecido unicamente para o programa Selo Agro+. O objetivo do atestado é comprovar a adoção da estrutura GRI no relatório de sustentabilidade. É importante ressaltar que o atestado de conformidade com relação às normas GRI fornecido pela BSD Consulting não garante e não tem relação com qualquer processo de verificação externa (assurance) do conteúdo do relatório de sustentabilidade, assim como não pretende avaliar a qualidade das informações publicadas.

Para mais informações sobre como obter o atestado de conformidade com relação às normas GRI, envie um e-mail para nós! Contato: Marco Perez

bottom of page